VISITA-TIPO
Nas Salinas pode aplicar e reforçar a teoria da sala. As nossas visitas são multidisciplinares e fazemos os programas de acordo com o interesse de cada professor e enquadrado nos currículos pedagógicos de cada ano de ensino. O guia responsável pelo grupo prestará todas as informações que necessita, desde a fauna e flora até à salicultura.
Recepção
Os grupos são recebidos pelos guias na Recepção, junto da entrada do complexo das salinas. Daqui, seguimos, conforme o programa escolhido, a pé, pelo trilho do Flamingo, com 4,7km de extensão, ou continuamos de autocarro até à área dos Pinheirinhos, localizada a 1,2km da Recepção.
Antes do início da caminhada, ou durante o percurso em autocarro até aos Pinheirinhos, os guias fazem uma introdução ao espaço e à visita, recordando as normas de conduta.
Refeições
O espaço para as refeições é o parque de merendas dos Pinheirinhos, uma área localizada a 1,2km da Recepção. As mochilas e outros pertences dos alunos são deixados aqui, havendo possibilidade de guardar pertences de maior valor em local fechado à chave.
Regra geral, os alunos devem trazer refeições que não necessitem de refrigeração ou aquecimento. Para situações especiais (ex. medicamento que necessita de refrigeração, dieta especial), disponibilizamos um frigorífico e um forno micro-ondas (disponibilidade a confirmar antes da visita).
De momento, não há máquina de café.
Visita à marinha do Canto
A salina, ou marinha, do Canto é a única salina a produzir sal, actualmente, no salgado do Tejo.
Nesta actividade, realizamos um percurso, ao longo do qual descobrimos como está organizada e funciona uma salina e a sua biodiversidade. Os alunos são convidados a usar todos os seus sentidos, como comparar os diferentes tipos de sal ou provar as plantas do sapal, para uma experiência mais enriquecedora.
Esta actividade é indicada para todos os níveis de escolaridade, adaptando-se as dinâmicas às diferentes idades.
O percurso é circular, com 1,5km de extensão, praticamente todo plano, algo irregular em alguns troços (pedra solta, enlameado em tempo chuvoso). Indique-nos caso tragam alunos em cadeira de rodas, para podermos adaptar o percurso, se necessário.
Temas abordados (lista não exaustiva): organização e funcionamento de uma salina, ferramentas usadas na salina, usos do sal, sal e saúde, história das salinas, as salinas de Portugal, produtos artesanais e certificação, actividades económicas associadas às salinas, tipos de sal, composição química do sal, fenómenos e grandezas físicas (ex. evaporação, densidade), biodiversidade das salinas, importância das salinas para a avifauna, relação entre as salinas e o estuário, impactos da acção humana no ambiente.
Disciplinas abordadas: Biologia, Física, Química, História, Geografia, Matemática.
Observação de Aves
O complexo das salinas do Samouco é um espaço privilegiado para a observação de aves. Integrado na margem do estuário do Tejo, área húmida de importância internacional, contribui para a riqueza e conservação da sua avifauna.
Nesta actividade, iremos observar algumas das cerca de 200 espécies de aves que já foram aqui observadas. Começamos por aprender como se utiliza o binóculo, o telescópio e o guia de identificação, e qual o comportamento a adoptar para não perturbar as aves. A observação é realizada, principalmente, na salina dos Pinheirinhos, onde existem dois observatórios de aves.
Esta actividade é indicada para todos os níveis de escolaridade, adaptando-se as dinâmicas às diferentes idades.
Temas abordados (lista não exaustiva): avifauna de Portugal, identificação de aves, zonas húmidas, migração, áreas protegidas, conservação da natureza, adaptações dos seres ao meio, relações tróficas, habitats.
Disciplinas abordadas: Biologia, Geografia.
Estação de Anilhagem
A anilhagem é uma técnica de marcação das aves, com o objectivo de recolher informações sobre as aves, como a variação no seu número e os seus movimentos. Nas salinas do Samouco existe uma estação de anilhagem, um edifício preparado para a realização desta técnica.
Nesta actividade, vamos descobrir o que é, como se faz e para que serve a anilhagem. Vamos ver e tocar nos instrumentos utilizados, aprender como se segura correctamente numa ave e o que fazer se virmos uma ave anilhada, e conhecer a história de vida de algumas aves anilhadas observadas no estuário do Tejo.
Esta actividade é indicada para todos os níveis de escolaridade, adaptando-se as dinâmicas às diferentes idades.
Temas abordados (lista não exaustiva): anilhagem científica, migração, prática científica (ex. definição de objectivos, equipamento, ética).
Disciplinas abordadas: Biologia, Geografia.
Oficina da Biodiversidade
Neste espaço, contíguo a estação de anilhagem, temos uma exposição, composta por painéis ilustrados, onde se mostra a biodiversidade das salinas e as diferentes adaptações das aves ao meio que habitam.
Nesta actividade, iremos explorar os painéis, em forma de conversa ou de jogo de perguntas, e outros materiais, como crânios e regurgitações (sujeito a disponibilidade).
Esta actividade é indicada para todos os níveis de escolaridade, adaptando-se as dinâmicas às diferentes idades.
Temas abordados (lista não exaustiva): adaptações dos seres ao meio, relações tróficas, habitats.
Disciplinas abordadas: Biologia.
Documentário
Visitar as salinas do Samouco é querer estar em contacto directo com a natureza e observar os seus fenómenos ao vivo, consolidando e dando vida às aprendizagens em sala da aula. Mas as salinas não são iguais ao longo do ano, e algumas coisas poderão não estar a acontecer quando as visitarmos, ou não estar ao nosso alcance. O documentário permite preencher estas lacunas, complementando a visita “lá fora”.
O documentário é apresentado num auditório, localizado na área dos Pinheirinhos, e tem a duração de 18 minutos.
Esta actividade é indicada para todos os níveis de escolaridade. No caso do ensino pré-escolar, uma vez que a linguagem da narração do filme poderá ser difícil de compreender pelos alunos, o guia fará uma explicação adaptada a esta idade (pode implicar tirar o som do vídeo e/ou ir fazendo pausas para explicar).
Temas abordados (lista não exaustiva): salicultura, avifauna, estuários, marés.
Disciplinas abordadas: Biologia, Geografia, História.
Burros Mirandeses
O burro de Miranda é uma das duas raças de burros autóctones portuguesas. Originária de Trás-os-Montes, está em risco de desaparecer. A Fundação das Salinas do Samouco contribui para a preservação deste património genético mantendo, no complexo das salinas, uma manada de cerca de 10 burros mirandeses.
A visita aos burros é sempre um ponto alto das visitas! Fazer-lhes festas, dar palha, aprender os seus nomes, é uma experiência memorável. Além do contacto com os animais, falamos sobre a sua organização social, função nas salinas e a ligação dos burros às tradições de Alcochete.
Esta actividade é indicada para todos os níveis de escolaridade, adaptando-se as dinâmicas às diferentes idades.
Temas abordados (lista não exaustiva): raças autóctones, conservação do património genético, bem-estar animal, animais domésticos, tradições locais.
Disciplinas abordadas: Biologia, História.