SECA DO BACALHAU
A Sociedade Nacional de Armadores de Bacalhau, uma das três fábricas de secagem e preparação de bacalhau que existiam em Alcochete e da qual resta hoje apenas o edifício, situava-se à entrada do complexo das salinas. 1974 dita o último ano em que uma frota de bacalhoeiros partiu para a Terra Nova.
ESTÁBULO DOS BURROS
Uma raça endémica de burros portugueses encontra-se num espaço próprio da reserva, ao abrigo de um projeto de conservação. O burro-de-miranda ou burro mirandês é característico da região de Terra de Miranda, Portugal.
SALINA EM ACTIVIDADE
A Marinha do Canto é a única salina que continua a produzir sal. Entre os meses de junho e setembro é produzido Sal Marinho Tal-Qual e a Flor de Sal. É também um refúgio vital para a biodiversidade e várias espécies de aves.
CASA DO SAL
É na Casa do Sal que se armazena a delicada flor de sal e onde o sal é passado no moinho: uma vez para a produção do sal grosso e duas vezes para o sal fino.
CASA DO ENGENHO
A Casa do Engenho guarda a roda hidráulica do século XVIII, totalmente recuperada e movida a energia solar, que permite bombear a água de cotas mais baixas para as mais elevadas.
SAPAL
O Sapal é um habitat com grande produtividade primária, rico em poliquetas, moluscos e crustáceos e aporta um número incalculável de serviços de ecossistema. Grande parte das plantas de Sapal são comestíveis e já fazem parte das nossas dietas.
COMPORTA
As comportas são portas corrediças que se abrem ou se fecham na altura da maré cheia, de modo a gerir muito bem os níveis de água nos diferentes tanques, até por causa da altura das patas das aves que ali nidificam e se alimentam.
ESTEIRO
As salinas estão distribuídas num intrincado sistema de valas (esteiros) que abastecem os diversos tanques com água proveniente do estuário do Tejo.
ENTRADA
Coordenadas GPS: 38°44’39.41”N; 8°58’50.80”O
RECEPÇÃO / LOJA
O sal produzido nas salinas do Samouco pode ser adquirido na loja local e possui certificado de qualidade atribuido pela Sativa, que certificou também a produção de plantas halófitas. A loja também vende legumes do mar e sabonetes de leite de burra.
WC
Instalações sanitárias.
CENTRO DE EXPOSIÇÕES
Para acções pedagógicas ou realização de eventos particulares ou empresariais, a Fundação dispõe de uma área para formações e/ou reuniões, inclusive disponível para aluguer para festas, o Palácio dos Pinheirinhos.
ESTAÇÃO DE ANILHAGEM
A anilhagem científica de aves selvagens nas salinas do Samouco teve início em 1985. A estação funciona com o contributo de um grupo de voluntários que permite o desenvolvimento dos vários projectos e a formação de novos anilhadores.
MERENDEIRO
Parque de merendas, onde é possível realizar festas de aniversário e outros eventos.
OBSERVATÓRIO DE AVES
A observação é realizada, principalmente, na salina dos Pinheirinhos, onde existem três observatórios de aves. Este observatório para observação de aves no Viveiro do Canto, permite acompanhar as aves durante a Invernada como área de refúgio e alimentação, assim como na Primavera-Verão algumas espécies a nidificar.
OBSERVATÓRIO DE AVES
A observação é realizada, principalmente, na salina dos Pinheirinhos, onde existem três observatórios de aves. Este observatório panorâmico permite observação sobre 3 das marinhas mais importantes para as aves, Canto, Providência e Restinga. A paisagem também é atractiva.
OBSERVATÓRIO DE AVES
A observação é realizada, principalmente, na salina dos Pinheirinhos, onde existem três observatórios de aves. Este observatório para observação de aves foi desenhado especificamente para trabalhar com grupos escolares. Encontra-se situado na marinha dos Pinheirinhos.
PONTE
Seca do Bacalhau
Estábulo
Salina
Casa do Sal
Casa do Engenho
Sapal
Comporta
Esteiro
Entrada
Recepção / Loja
WC
Centro de Exposições
Estação de Anilhagem
Merendeiro
Observatório de Aves
Ponte
NORMAS DE CONDUTA
Para melhor desfrutar da visita
• Deslocar-se de forma calma e em relativo silêncio
• Nas bicicletas a velocidade deve ser reduzida permitindo a sua travagem em segurança
Não é permitido durante a visita
• Capturar, molestar ou afugentar qualquer tipo animal
• Colher ou danificar a vegetação
• Arremessar de objectos
• Deitar o lixo para o chão
• Sair do percurso assinalado
• Entrar nas salinas
• Pescar ou caçar
• Abrir comportas ou portas de madeira
• Passear animais de estimação com ou sem trela
• Danificar as estruturas existentes e o equipamento de aluguer